Sobre o XXVI CBO

O XXVI Congresso Brasileiro de Ornitologia (CBO) acontecerá entre os dias 8 e 12 de julho de 2019, em Vila Velha – ES, na Universidade Vila Velha (UVV). Com o tema de discussão "Adaptação das aves a um Brasil em constante mudança", será destacada a necessidade de uma abordagem dinâmica nas pesquisas da área.

O congresso abordará questões relacionadas ao atual contexto de transformações, tanto ambientais como sociais, e a influência destas mudanças nas pesquisas e políticas de conservação da avifauna brasileira.

Haverá discussões atuais a respeito do papel da biodiversidade na ciência e na sociedade, integrando temas como ecologia, conservação e desenvolvimento sustentável.

As aves serão a pauta das discussões, promovendo debates relacionadas à importância da biodiversidade para a qualidade de vida.

O Símbolo

Neste ano, contaremos com duas espécies símbolos: a Saíra-apunhalada (Nemosia rourei), representando os ambientes de floresta montanhosa do Espírito Santo, e o Sabiá-da-praia (Mimus gilvus), representando os ambientes costeiros. Essas duas espécies simbolizam a diversidade de habitats do estado, considerando desde ambientes marinhos e costeiros, como a restinga e o manguezal (M. gilvus), à floresta ombrófila densa (N. rourei), encontrada na região montanhosa do Espírito Santo.

A espécie M. gilvus é uma ave típica das restingas, ambiente altamente degradado e que sofre forte pressão devido à urbanização da região costeira. A espécie N. rourei é uma ave extremamente rara, classificada como Criticamente em Perigo. As duas aves retratam a esperança na implementação de políticas de conservação mais efetivas que garantam a sobrevivência das espécies.

A UVV

Com pouco mais de 40 anos de história, a Universidade Vila Velha – UVV já é considerada pelos indicadores do MEC como a melhor universidade particular do Brasil.

Recredenciada pelo Ministério da Educação com nota máxima e única instituição de ensino superior capixaba a integrar o THE (Times Higher Education), um dos mais respeitados rankings universitários do mundo, a UVV tem como objetivo transformar as pessoas em suas melhores versões. Para isso, dispõe de um corpo docente altamente qualificado, sendo 87% dos professores mestres e doutores, além de uma infraestrutura de padrão internacional.

Com graduações, mestrados e doutorados consolidados, inúmeras pesquisas científicas aplicadas e consagrados programas de responsabilidade social, a Universidade Vila Velha é prestigiada junto aos órgãos de fomento, respeitada no mercado e tem excelência reconhecida pela sociedade brasileira.

Seja bem-vindo à Universidade Vila Velha!